segunda-feira, 21 de julho de 2008

O Castelo do Giraldo revisitado

O objectivo principal do recém criado espaço "Carta Arqueológica do Concelho de Évora", embora seja a disponibilização de informação relativa à realização dos novos trabalhos de prospecção, passa também pela divulgação de sítios já conhecidos que, quer pela sua grandeza, excepcionalidade, importância arqueológica, paisagística ou condições favoráveis de visitabilidade, consideramos de destaque.
De entre os mais famosos sítios arqueológicos da região de Évora, desde há muito parte integrante das histórias populares e das "lendas" locais, merece destaque o Castelo do Giraldo, ocupado de forma interrupta e diacrónica desde o início do III milénio a.C., até à Idade Média. Aparentemente este terá sido o reduto de Giraldo o Sem Pavor (um intrépido cavaleiro que em 01 de Dezembro de 1166 libertou a cidade de Évora de 451 anos de ocupação Islâmica), facto que ficou para sempre registado no imaginário e toponímia local.
O domínio visual de que goza este sitio permite ao visitante uma visão única sobre a planície central de Évora e relevos adjacentes sendo possível visualizar no horizonte a cidade de Évora, a Nascente, e Viana do Alentejo, a Sul.
As condições de visitabilidade deste sitio são bastante favoráveis e o acesso, através de Valverde, é simples e encontra-se bem sinalizado. Para uma melhor compreensão do sitio e dos seus contextos crono-culturais, recomendamos a leitura da bibliografia abaixo mencionada .
Bibliografia: Afonso do Paço 1962; 1966; Arnaud, 1979; Calado, 1995; Mataloto 1999; Calado, 2005; Carvalho, 2007; Mataloto, Alves e Carvalho, 2007.
Tipo de Sitio: Habitat
Ocupações: Calcolítico; Bronze Antigo\Médio e Bronze Final; IIª Idade do Ferro; Época Medieval.
Materiais: Cerâmica de fabrico manual (incluindo bordos simples, bordos espessados e bordos almendrados; taças carenadas de perfil em S, taças tipo Atalaia, ornatos brunidos, digitações sobre cordão plástico); cerâmica de roda (bordos extrovertidos, asas de rolo, fundos planos côncavos e em pé de anel, cerâmica pintada); barro de cabana; percutores de quartzo; restos de talhe (quartzito, riolito, quartzo, silex, rochas siliciosas, xisto jaspóide e cristal de quartzo); lâminas sobre silex; pontas seta sobre silex, xisto jaspóide e cristal de quartzo; elementos de mó manual de vaivém (moventes e dormentes); contas de colar em xisto; braçal de arqueiro; punhal de Lingueta em Cobre.
Cartografia em C.M.P., folha nº 459, do Castelo do Giraldo e do Povoamento pré e proto histórico conhecido na sua envolvente. Encontram-se também assinalados a Anta Grande do Zambujeiro e a Necrópole de Vale de Rodrigo.
O Castelo do Giraldo visto por Afonso do Paço. (Seg. Paço, 1961).
Materiais pré históricos do Castelo do Giraldo (Seg. Carvalho, 2007)
Materiais proto históricos do Castelo do Giraldo (Seg. Mataloto, 1999)
Troço de muralha, segundo Afonso do Paço, de época medieval.
Vista para Viana do Alentejo, a Sul.
Vista para Évora, a Nascente.

2 comentários:

Gustavo Val-Flores disse...

Bem escrito...conciso...informativo q.b.. Só faltou mesmo a curiosidade histórica relativamente à toponímia do local.

Fica para um próximo post, não? :)

Até já.

Mário Carvalho disse...

Bem sugerido, será acrescentado.
Até já