terça-feira, 21 de outubro de 2008

Base de Dados do Património Arqueológico do Concelho de Évora


A equipa responsável pela elaboração da Carta Arqueológica do Concelho de Évora obteve, nesta fase, uma nova e importante ferramenta de auxílio aos objectivos deste trabalho.
Em colaboração com Gabinete de Informação Geográfica da Câmara Municipal, foram inseridos num sistema SIG os ortofotomapas do Concelho de Évora, associados à base de dados do Património Arqueológico concelhio, originando um instrumento de fácil acesso aos inúmeros elementos (cerca de 2000) já levantados no âmbito das campanhas realizadas.
As possibilidades de trabalho e apresentação da informação ficaram assim exponencialmente relevadas, através das facilidades de pesquisa e acessibilidade informativa que estes sistemas possuem.
De momento, ainda só estão inseridos os elementos cartografados entre 2000 e 2004, sendo já possível a observação do sítio mediante a relação com a envolvente paisagista e outros elementos arqueológicos nas proximidades. Como é óbvio, a existência desta ferramenta tem a sua utilidade no âmbito de trabalhos futuros de prospecção, bem como numa valência de ordenamento do território e consequente preservação do património arqueológico.
Estando a sua utilização limitada, de momento, aos serviços que se ocupam do desenvolvimento da Carta Arqueológica, é de todo desejável investir na consolidação de um sistema capaz de tornar acessível a informação a um público mais vasto, via Internet, depurando a base de dados, de forma a servir inúmeros propósitos, quer sejam os da investigação e/ou valências de ordenamento do território, ou a simples curiosidade pela riqueza arqueológica eborense.
Convém ainda referir que a base de dados não se limita aos elementos arqueológicos, cartografando também os principais monumentos e imóveis classificados do concelho, onde se contam elementos pouco conhecidos do grande público, como é o caso das quintas e das azenhas, possibilitando assim a eventual criação de percursos temáticos.

Imagem 1: Exemplo do interface do Sistema Sig, com exemplo dos elementos cartografados

Imagem 2: Exemplo do interface do Sistema Sig, com exemplo dos elementos cartografados
Imagem 3: Exemplo do sistema de pesquisa e exposição informativa dos vários elementos arqueológicos

Imagem 4: Exemplo do interface SIG, com associação do layer da topografia do concelho (5m equid.)

Sem comentários: